Parlamentares brasileiros estão em uma comitiva no Japão com o objetivo de estreitar as relações comerciais e diplomáticas entre os dois países e pedir a isenção de visto para brasileiros. Atualmente, o Brasil não exige visto para entrada de japoneses no país, mas não há reciprocidade desse nível por parte do Japão.
Em razão disso, o governo brasileiro decidiu eliminar a isenção de visto para japoneses e cidadãos de outros três países – Estados Unidos, Canadá e Austrália – a partir de outubro deste ano.
A comitiva, composta por parlamentares de diferentes partidos, está no Japão desde quarta-feira (22) e se reuniu com representantes do Ministério das Relações Exteriores e com a parlamentar Yuko Obuchi, vice-presidente do Grupo Parlamentar Japão-Brasil, para discutir sobre a isenção de visto e outras questões.
De acordo com o deputado federal Pedro Aihara (Patriota-MG), que integra a comitiva brasileira, as negociações estão sendo favoráveis e todos estão comprometidos em verificar a questão internamente.
O deputado também afirmou que a comitiva abordou a questão do visto para yonseis (quarta geração de descendentes), mas o governo japonês não pareceu estar tão flexível quanto à questão da isenção de visto.
Além da isenção de visto, a comitiva também tratou sobre questões comerciais do Brasil com Japão. Os parlamentares vieram ao Japão a convite do governo japonês pelo programa de intercâmbio chamado Juntos.
A comitiva visitou o Palácio Imperial em Tóquio, Fukushima e ficará em Hamamatsu (Shizuoka) antes de retornar ao Brasil no dia seguinte.
Foto: Alternativa