Sociedade

Legisladores japoneses querem proibir TikTok no Japão

Aplicativos como o TikTok são proibidos em dispositivos governamentais do Japão que lidam com informações confidenciais.

Legisladores japoneses querem proibir TikTok no Japão
Visualizações

Legisladores japoneses do Partido Liberal Democrático (PLD) estão planejando compilar uma proposta no próximo mês para proibir serviços de redes sociais, como o TikTok, se forem usados para campanhas de desinformação, afirmou um dos políticos nesta segunda-feira (27).

A medida é uma resposta aos pedidos dos legisladores dos EUA para que o governo de Joe Biden proíba o popular aplicativo de mídia social de propriedade chinesa.

Publicidade
blank

Norihiro Nakayama, membro sênior de um grupo de legisladores do partido governista que busca maneiras de melhorar a segurança econômica do Japão, disse à Reuters que “se for verificado que um aplicativo foi usado intencionalmente por uma determinada parte de um determinado país para suas operações de influência com malícia…, a interrupção imediata do serviço deve ser considerada”.

A proposta não terá como alvo nenhuma plataforma em particular, mas deixará claro que as operações podem ser interrompidas se o serviço for usado para campanhas de desinformação.

Isso ajudará a manter os operadores de aplicativos sob controle e dará uma sensação de segurança para os usuários.

Nakayama ressaltou que novas restrições devem ser consideradas somente após analisar o manuseio de dados e outras operações. “Acredito que primeiro precisamos permitir que as pessoas de fora compreendam com firmeza como os dados estão sendo tratados sempre que surgem preocupações”, disse Nakayama.

O uso do TikTok e de outros serviços de redes sociais (SNSs) é proibido em dispositivos governamentais no Japão que lidam com informações confidenciais.

Diversos governos e instituições ocidentais já baniram o TikTok nas últimas semanas, incluindo o parlamento do Reino Unido, as administrações holandesa e belga e o parlamento da Nova Zelândia.

Imagem:
Internet

Comentários
Publicidade
blank