Emprego

Estudo aponta escassez de 11 milhões de trabalhadores no Japão até 2040

A escassez de trabalhadores será mais significativa nas áreas de cuidados aos idosos, venda de produtos, transporte e construção civil.

estudo-aponta-escassez-de-mais-de-11-milhoes-de-trabalhadores-no-japao-ate-2040
Visualizações

Uma pesquisa realizada pela Recruit, uma das maiores empresas de serviços de informação do Japão, revelou que o país enfrentará uma escassez de mais de 11 milhões de trabalhadores até 2040. A falta de mão de obra afetará todo o território japonês e poderá aprofundar a desigualdade entre as regiões, especialmente entre as cidades do interior e a capital, Tóquio.

Segundo o estudo, a carência de profissionais se dará principalmente nas áreas de cuidados aos idosos, venda de produtos, transportes (motoristas) e construção civil. Em algumas regiões, como Quioto, Niigata e Nagano, a escassez poderá ultrapassar 30%, o que poderá causar impactos negativos na economia local.

Publicidade
blank

A pesquisa aponta que a escassez de mão de obra é causada pela crescente proporção de idosos na população e a diminuição da taxa de natalidade. Esses fatores afetam principalmente as regiões menos populosas e com menos oportunidades de trabalho, com dificuldades em atrair jovens profissionais.

Para enfrentar esse desafio, as autoridades japonesas precisam adotar medidas urgentes. As regiões mais afetadas precisarão encontrar soluções criativas para atrair trabalhadores, enquanto o governo precisará investir em políticas públicas para incentivar a natalidade e aumentar a participação da força de trabalho feminina e de estrangeiros.

Shoto Furuya, chefe de pesquisa da Recruit, alertou para a gravidade da situação: “a falta estrutural de mão de obra está tornando a vida nas regiões cada vez mais difícil. Sem uma mudança de mentalidade, o Japão não poderá resolver o problema da escassez de trabalhadores que a sociedade enfrentará no futuro”.

Imagem: Freepik

Comentários
Publicidade
blank