Saúde

Persistência do surto de gripe no Japão levanta preocupações entre autoridades médicas

Normalmente, surtos de gripe surgem no inverno e diminuem na primavera

Persistência do surto de gripe no Japão levanta preocupações entre autoridades médicas
Visualizações

Tóquio, Japão — Em um desdobramento incomum, o surto de gripe que se iniciou no final do ano passado no Japão continua se alastrando, conforme relatado pela agência de notícias Jiji Press.

Tradicionalmente, os surtos de gripe costumam surgir no inverno e diminuir na primavera. No entanto, este surto persistente parece ser uma exceção à regra, com especialistas apontando várias razões para sua prolongada presença.

Publicidade
blank

Uma das explicações possíveis para a persistência do surto é a supressão da imunidade das pessoas devido às restrições de circulação relacionadas à pandemia de coronavírus. As medidas de distanciamento social e as restrições de viagens transfronteiriças também podem estar contribuindo para esse fenômeno.

O impacto do surto já levou ao fechamento temporário de algumas escolas devido ao aumento significativo no número de casos. Isso tem gerado preocupações entre os especialistas em saúde, que estão em alerta máximo, pois o país poderá enfrentar um número maior de pacientes com gripe do que o habitual nos próximos meses.

Para monitorar a situação, o Ministério da Saúde está acompanhando os relatórios sobre o número de pacientes com gripe provenientes de cerca de 5.000 instituições médicas em todo o Japão. O órgão considera que um surto está ocorrendo quando o número de pacientes com gripe em uma instituição ultrapassa a marca de 1,0 por semana.

É importante destacar que, desde a descoberta do primeiro caso de COVID-19 no país em janeiro de 2020, o Japão implementou medidas rigorosas de controle de infecção que têm sido eficazes na prevenção de surtos significativos de doenças contagiosas.

No entanto, o atual surto de gripe está desafiando essa tendência e requer atenção contínua por parte das autoridades de saúde.

À medida que o Japão enfrenta essa prolongada temporada de gripe, especialistas e funcionários de saúde pública permanecem vigilantes, tomando medidas para conter a disseminação do vírus e garantir a segurança da população.

Foto: Freepik

Comentários
Publicidade
blank