Japão

Toyota anuncia recall de 580 mil veículos do Japão por problema em freio de estacionamento

Os veículos sujeitos ao recall foram produzidos no período entre 12 de maio de 2015 e 24 de março de 2023

blank

Tóquio, Japão – A Toyota emitiu um recall na quarta-feira (22) para aproximadamente 580 mil veículos dos modelos “Sienta” e “Japan Taxi” devido a questões relacionadas à alavanca do freio de estacionamento e ao conector elétrico. Os carros afetados foram fabricados entre 12 de maio de 2015 e 24 de março de 2023.

O problema com a alavanca do freio de estacionamento está relacionado a um torque de aperto inadequado nos parafusos que fixam o pedal ao corpo do veículo, podendo resultar no afrouxamento e possível queda dos parafusos.

Publicidade
blank

Em casos extremos, isso pode levar à inoperância do freio de estacionamento. A Toyota tomará medidas corretivas, incluindo inspeção, aperto adequado dos parafusos e substituição da alavanca do freio de estacionamento e dos parafusos, se necessário. Embora 32 casos desse problema tenham sido reportados, nenhum acidente foi registrado.

Quanto ao conector elétrico, a Toyota identificou uma durabilidade insuficiente na vedação. Com o tempo, isso pode permitir a entrada de água no interior do veículo, resultando em curto-circuito e possíveis falhas no funcionamento das fechaduras elétricas das portas.

No pior cenário, as portas deslizantes elétricas podem abrir durante a condução. A montadora registrou quatro casos desse problema, sem ocorrência de acidentes.

Foto: Reprodução/Internet

Comentários
Publicidade
blank