Japão

Coreia do Norte lança um míssil em direção ao Japão

Um alerta foi emitido, instando as pessoas a evacuarem para edifícios ou subsolos seguros

blank

Tóquio, Japão – O governo japonês emitiu um alerta às 22h46 desta terça-feira (21) através do sistema J-Alert, indicando a possível trajetória de um míssil balístico lançado pela Coreia do Norte em direção ao Japão. Posteriormente, foi esclarecido que o míssil sobrevoou o território japonês, dirigindo-se ao Oceano Pacífico.

Às 23h15, um novo comunicado do governo japonês foi divulgado, afirmando: “O míssil parece ter passado para o Oceano Pacífico por volta das 22h55. Por favor, não se aproxime de nada suspeito e entre em contato imediatamente com a polícia ou o corpo de bombeiros.”

Publicidade
blank

As autoridades informaram que o míssil atravessou a província de Okinawa, caindo no Pacífico. Até as 22h55, a 11ª Sede Regional da Guarda Costeira, responsável pelas águas próximas a Okinawa, não registrou danos a navios.

A Polícia da Prefeitura de Okinawa, até às 23h, não havia recebido informações sobre danos. O governo japonês está atualmente coletando e analisando informações, uma vez que a Coreia do Norte anunciou anteriormente o lançamento de um “satélite artificial” entre a meia-noite do dia 22 e a meia-noite do dia 1 do próximo mês.

Após o alerta inicial de evacuação, solicitando que as pessoas buscassem abrigo em edifícios ou no subsolo, ter sido retirado pouco depois das 23h, as autoridades pediram que a população permanecesse alerta.

O Ministério da Defesa do Japão está coletando e analisando as informações, enquanto o gabinete do primeiro-ministro se reúne para discutir respostas futuras. O Estado-Maior Conjunto dos militares sul-coreanos anunciou por volta das 22h47 que a Coreia do Norte lançou o que alegou ser um satélite de reconhecimento militar em direção ao sul.

Foto: Reprodução/NHK

Comentários
Publicidade
blank