JapãoTecnologia

Suzuki Motor planeja usar a Índia como centro de exportação de veículos elétricos

A Suzuki escolheu a Índia devido ao mercado local promissor e custos de fabricação mais baixos

Suzuki Motor planeja usar a Índia como centro de exportação de veículos elétricos
Visualizações

Tóquio, Japão – A fabricante de automóveis japonesa, Suzuki Motor, está traçando um ambicioso plano para posicionar suas operações na Índia como um centro de exportação de veículos elétricos (VEs), com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e distribuição global desses veículos, conforme informações do site Asia Nikkei.

A Suzuki planeja começar a exportar VEs fabricados na Índia para o mercado japonês a partir de 2025. Além disso, a montadora pretende expandir suas operações de exportação para a Europa e outros mercados onde a demanda por veículos elétricos está em crescimento.

Publicidade
blank

A decisão da Suzuki de estabelecer a Índia como seu principal centro de produção de VEs se baseia no amplo potencial do mercado doméstico indiano, juntamente com os benefícios de custos de fabricação competitivos encontrados no país.

Sua subsidiária, Maruti Suzuki, é atualmente a maior montadora na Índia, detendo aproximadamente 40% de participação no mercado de carros de passageiros.

É importante notar que, geralmente, as fabricantes de automóveis japonesas desenvolvem suas tecnologias e linhas de produção em território doméstico, onde recursos como pesquisa e desenvolvimento, bem como a aquisição de talentos, estão amplamente disponíveis. Posteriormente, transferem suas operações de produção para outros países.

Este movimento da Suzuki, de iniciar a produção de veículos elétricos na Índia, é uma ação relativamente incomum entre as montadoras japonesas, que tradicionalmente têm a produção centralizada no Japão.

Foto: Shutterstock

Comentários
Publicidade
blank