Japão

Sindicato trabalhista do Japão buscará aumento salarial de 5% ou mais em 2024

As negociações com as empresas são concluídas em março, durante a temporada de primavera

Sindicato trabalhista do Japão buscará aumento salarial de 5% ou mais em 2024
Visualizações

Tóquio, Japão – A Confederação Sindical Japonesa, conhecida como Rengo, anunciou na quinta-feira (19) suas demandas para as negociações salariais da primavera de 2024. Segundo informações da Kyodo News, a organização sindical está exigindo um aumento salarial de pelo menos 5% ou mais.

No ano de 2023, os sindicalistas haviam solicitado um aumento salarial de “cerca de 5%”, conforme declarado pela presidente da Rengo, Tomoko Yoshino. No entanto, conseguiram um ajuste médio de 3,58% no salário base. Vale destacar que este pedido já ultrapassou a marca dos 3% pela primeira vez em 29 anos, segundo o sindicato.

Publicidade
blank

A inflação impacta o custo de vida dos consumidores no Japão, com aumentos de preços que não estão acompanhados por ajustes salariais correspondentes.

Dados governamentais mostram que os preços básicos ao consumidor aumentaram 3,1% em agosto em relação ao ano anterior, devido ao aumento dos preços dos alimentos, que continua a exercer pressão inflacionária global.

O núcleo do índice de preços ao consumidor, excluindo alimentos frescos, subiu pelo 24º mês consecutivo, enquanto os salários reais no país diminuíram pelo 17º mês consecutivo em agosto.

Tradicionalmente, as negociações salariais no Japão culminam em março, quando as grandes empresas definem suas respostas às demandas apresentadas por seus sindicatos.

Foto: Reprodução

Comentários
Publicidade
blank