Japão

Coreia do Norte coloca objeto em órbita e Japão confirma

O governo norte-coreano comunicou que o equipamento entrará em operação em 1º de dezembro

blank

Tóquio, Japão — O governo japonês oficializou hoje que um “objeto” lançado pela Coreia do Norte está atualmente “orbitando a Terra”, após o lançamento, por Pyongyang, de um satélite de reconhecimento no início desta semana, conforme relatado pela Kyodo News.

O ministro da Defesa japonês, Minoru Kihara, afirmou que a última avaliação foi conduzida em colaboração com os Estados Unidos e a Coreia do Sul. No entanto, ele se esquivou de comentar se o lançamento do satélite norte-coreano foi bem-sucedido. Kihara adicionou que o Japão investigará se o objeto tem operado conforme o planejado desde o momento de seu lançamento.

Publicidade
blank

Na quarta-feira (22), meios de comunicação estatais norte-coreanos anunciaram que o país havia lançado com sucesso um novo foguete transportando um satélite de reconhecimento, posicionando-o com precisão em órbita. Na quinta-feira (23), as forças militares sul-coreanas confirmaram o êxito do lançamento e sugeriram que a Coreia do Norte recebeu assistência tecnológica da Rússia.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, afirmou que o lançamento do satélite de reconhecimento militar foi “um exercício do direito à autodefesa”, segundo a mídia oficial publicada hoje.

Kim destacou que o satélite seria crucial para dissuadir, controlar e gerenciar ativamente movimentos perigosos e agressivos das forças hostis, aparentemente referindo-se à aliança dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.

Kim parabenizou a equipe da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial pelo lançamento bem-sucedido do satélite espião Malligyong-1. A agência estatal indicou que o satélite iniciará suas operações oficiais em 1º de dezembro.

Foto: Reprodução/KCNK

Comentários
Publicidade
blank