Esporte

Japão se classificam para as oitavas da Copa de futebol feminino

Espanha também se classificou, mas a Costa Rica e Zâmbia ficam sem chances de avançar no Grupo C

Japão se classificam para as oitavas da Copa de futebol femininoFabiola Villalobos, da Costa Rica, em ação com a japonesa Mina Tanaka. (REUTERS/Molly Darlington)
Visualizações

Dunedin, Nova Zelândia — Dois gols em dois minutos no primeiro tempo garantiram a vitória do Japão por 2 a 0 sobre a Costa Rica no Estádio de Dunedin na quarta-feira, praticamente assegurando à seleção, campeãs de 2011, uma vaga nas fases eliminatórias da Copa do Mundo Feminina.

A Nadeshiko reprisou o efervescente jogo de passes que demonstraram na vitória por 5 a 0 contra a Zâmbia na estreia e agora avançam para as oitavas de final pelo quarto Mundial consecutivo, desde que se espera que a Espanha vença o time africano no jogo posterior do Grupo C em Auckland, nesta quarta-feira.

Publicidade
blank

“Realizamos o que precisávamos fazer, e fizemos bem”, disse o técnico do Japão, Futoshi Ikeda.

“Nossa prioridade é conquistar pontos. As jogadoras vieram aqui com um objetivo sério em mente, e todas estamos mirando esse mesmo objetivo.”

Atuando com Mina Tanaka em uma posição avançada do meio-campo, em vez de Yui Hasegawa, como fizeram contra a Zâmbia, o Japão já estava dominando a partida antes do golpe duplo que abalou a equipe da América Central.

A meia-atacante Hikaru Naomoto marcou primeiro aos 25 minutos, aproveitando um escorregão de Maria Paula Coto e avançando para a área antes de colocar a bola na rede, superando a goleira Daniela Solera.

Dois minutos depois, a jovem Aoba Fujino driblou uma defensora na ala direita, avançou em direção ao gol e venceu Solera pelo lado próximo em um ângulo apertado.

A Costa Rica, derrotada por 3 a 0 pela Espanha em sua estreia, mal conseguiu ameaçar as adversárias, e daquele momento em diante parecia ser apenas uma questão de quantos gols o Japão marcaria.

Apesar de ter finalizado 25 vezes ao gol, o Japão não conseguiu ampliar sua vantagem – um ponto fraco que pode preocupar Ikeda diante de desafios mais difíceis que virão.

Na próxima segunda-feira, o Japão enfrentará a Espanha em Wellington, em uma partida que provavelmente definirá qual das duas seleções liderará o grupo. Enquanto isso, a Costa Rica, que ainda busca sua primeira vitória na Copa do Mundo, enfrentará a Zâmbia em Hamilton, no mesmo horário.

Amelia Valverde, técnica da Costa Rica, que culpou lapsos de concentração pelos dois gols sofridos, foi questionada se chegou a hora de encerrar sua gestão de oito anos.

“Estou totalmente focada em ter a melhor Copa do Mundo possível nas circunstâncias”, disse ela aos repórteres.

“Ainda temos uma partida para disputar e, para nós, todas as partidas são importantes. Acredito que este não seja o momento certo para falar sobre isso.”

Foto: REUTERS/Molly Darlington

Comentários
Publicidade
blank