Educação

Governo Japonês alocará recursos para reforçar as escolas de japonês para estrangeiros

O MEXT planeja alocar 1,6 bilhão de ienes para fortalecer o ensino de japonês aos estrangeiros, criando uma divisão especial para esse propósito

Governo Japonês alocará recursos para reforçar as escolas de japonês para estrangeiros

Tóquio, Japão — O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) planeja alocar cerca de 1,6 bilhão de ienes no orçamento do ano fiscal de 2024 para fortalecer o ensino da língua japonesa destinado a estudantes e trabalhadores estrangeiros, conforme revelou a reportagem da FNN nesta terça-feira (19).

Além disso, a criação da Divisão de Ensino da Língua Japonesa, prevista para abril de 2024, será responsável por coordenar iniciativas de aprimoramento do ensino da língua para estrangeiros, contando com aproximadamente 50 funcionários.

Publicidade
blank

Com o intuito de enfrentar a escassez de mão de obra no país, o governo planeja admitir 400 mil estudantes estrangeiros até 2033.

No âmbito do ensino específico, a Lei de Certificação de Instituições de Ensino da Língua Japonesa, que entrará em vigor em abril de 2024, certificará escolas e professores dessas instituições, garantindo qualificação nacional aos professores de língua japonesa.

A Divisão de Ensino de Língua Japonesa não apenas promoverá o treinamento desses professores para a obtenção da certificação, mas também enviará consultores para áreas com escassez de aulas de japonês, oferecendo suporte.

A equipe também se dedicará a fornecer ensino da língua japonesa para refugiados.

Foto: PhotoAC

Comentários
Publicidade
blank