Economia

Mercado de Tóquio encerra com fortalecimento do iene

Pela primeira vez em 4 meses e meio, iene alcança 140 por dólar

Mercado de Tóquio encerra com fortalecimento do iene

Tóquio, Japão — Na quinta-feira (14), o iene japonês experimentou uma valorização no mercado de câmbio de Tóquio, impulsionado pela especulação generalizada de uma iminente redução nas taxas de juros nos Estados Unidos.

A moeda norte-americana enfrentou uma forte onda de vendas, e no encerramento do expediente, a taxa atingiu 140 ienes por dólar, retornando ao mesmo nível de julho deste ano pela primeira vez desde então.

Publicidade
blank

A valorização do iene foi uma resposta aos desdobramentos da reunião do Federal Reserve Board (FRB), o banco central dos Estados Unidos. As palavras do presidente Powell, durante a coletiva de imprensa nas primeiras horas de quinta-feira no horário de Tóquio, sinalizaram uma antecipação na redução das taxas de juros.

Antes do anúncio, o iene estava sendo negociado na faixa de 145 ienes por dólar, sofrendo uma valorização de 4 ienes após as declarações de Powell.

“Observamos uma tendência crescente de compra de ienes”, destacou um analista de mercado à NHK.

Na próxima semana, o Banco do Japão realizará uma reunião para deliberar sobre a política monetária. Analistas de mercado comentaram à FNN: “A maré está mudando, pois há expectativas de que o diretor do Banco do Japão faça declarações indicando uma saída da flexibilização monetária”.

Foto: JNN

Comentários
Publicidade
blank