Coronavírus

Aumento alarmante de casos de COVID-19 preocupa autoridades japonesas

O grupo etário mais impactado pelas infecções pelo coronavírus são crianças e adolescentes com 14 anos ou menos.

Aumento alarmante de casos de COVID-19 preocupa autoridades japonesas
Visualizações

Tóquio, Japão — Em meio a preocupações crescentes, o governo japonês anunciou na sexta-feira (2) um alarmante aumento nos casos de COVID-19 em todo o país.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar revelou que a média de casos notificados por instituições médicas designadas na semana de 22 a 28 de janeiro atingiu o patamar de 14,93, marcando um aumento de 1,22 vezes em relação à semana anterior. Este é o décimo aumento consecutivo em infecções, conforme relatado pelo Yomiuri.

Publicidade
blank

A província mais afetada foi Fukushima, com uma média de 23,94 casos por instituição médica, seguida por Ishikawa, que enfrenta os impactos do recente terremoto na Península de Noto, com mais de 20 casos registrados.

De maneira alarmante, aproximadamente metade dos infectados tinha 14 anos ou menos, segundo os dados do Ministério da Saúde.

Especialistas apontam uma possível ligação entre o aumento das infecções e o fim das férias escolares de inverno, destacando a importância contínua das medidas preventivas.

Hospital em Tóquio se Prepara para Enfrentar Aumento de Casos

O Hospital Itabashi da Universidade Nihon, localizado em Tóquio, está em alerta devido ao aumento significativo no número de infecções por coronavírus. Mais da metade dos leitos designados para pacientes com COVID-19 estão ocupados, conforme relatado pela NHK.

Na quinta-feira (1), o hospital informou que cinco dos oito leitos para pacientes gravemente enfermos e mulheres grávidas, bem como nove dos 19 leitos para pacientes com sintomas moderados em sua enfermaria COVID-19, estavam ocupados.

A maioria dos pacientes é composta por idosos, alguns dos quais foram inicialmente internados por outras condições de saúde e posteriormente diagnosticados com COVID-19.

Em resposta ao aumento, o hospital está se preparando para expandir sua enfermaria COVID-19 para acomodar até 35 leitos.

O vice-diretor do hospital, Tadateru Takayama, destacou que o número de pacientes internados começou a aumentar na semana passada.

Ele enfatizou que pessoas com condições de saúde subjacentes têm maior probabilidade de desenvolver sintomas graves e instou a população a seguir medidas preventivas básicas, como o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos.

Foto: Reprodução/NHK

Comentários
Publicidade
blank