Clima

Temperatura recorde em Hokkaido: -13°C neste domingo deixa Japão sob intenso frio

Confira as cidades onde a primeira neve e geada foram registradas

blank

Hokkaido, Japão – O Japão enfrentou temperaturas excepcionalmente baixas em vários pontos neste domingo, deixando alguns locais de Hokkaido registrando -13,1℃, enquanto Utsunomiya, na província de Tochigi, testemunhou a primeira neve do ano, chegando 20 dias antes do considerado normal, conforme apontado pelo site Tenki.

Os termômetros marcaram a temperatura mais baixa da temporada, atingindo -13,1℃ nas vilas Shimukappu e Kawayu, na cidade de Teshikaga, província de Hokkaido. Em Takayama, na província de Gifu, e nas cidades de Iga e Matsusaka, na província de Mie, os termômetros marcaram -0,9°C e -1°C, respectivamente.

Publicidade
blank

Outras regiões também sentiram o frio intenso, com o centro de Tóquio registrando 5,3℃ e Osaka marcando 5,2℃. Geadas foram observadas pela primeira vez em Fukushima, na cidade de Tsu (Mie), Hikone (Shiga), e Matsue (Shimane).

Em comparação com as médias históricas, em Hikone a camada de gelo se formou um dia antes do normal, enquanto em Matsue o fenômeno ocorreu dois dias mais cedo. Em Tsu, as geadas surpreendentemente chegaram 14 dias antes do considerado normal.

Ao longo do dia, as temperaturas permaneceram estáveis. Às 11h, o centro de Tóquio registrava 6,8℃, marcando a primeira vez em quatro anos que a temperatura máxima na capital ficou abaixo de 10℃ durante o mês de novembro.

As montanhas de Hokkaido, Tohoku, Hokuriku e ao longo de Kanto-Koshin estão agora cobertas de neve, levando as autoridades a instar os motoristas a utilizar pneus apropriados para o inverno ao dirigir em estradas montanhosas.

Foto: Reprodução/ANN

Comentários
Publicidade
blank