Tóquio, Japão — Na quinta-feira (14), o iene japonês experimentou uma valorização no mercado de câmbio de Tóquio, impulsionado pela especulação generalizada de uma iminente redução nas taxas de juros nos Estados Unidos.
A moeda norte-americana enfrentou uma forte onda de vendas, e no encerramento do expediente, a taxa atingiu 140 ienes por dólar, retornando ao mesmo nível de julho deste ano pela primeira vez desde então.
A valorização do iene foi uma resposta aos desdobramentos da reunião do Federal Reserve Board (FRB), o banco central dos Estados Unidos. As palavras do presidente Powell, durante a coletiva de imprensa nas primeiras horas de quinta-feira no horário de Tóquio, sinalizaram uma antecipação na redução das taxas de juros.
Antes do anúncio, o iene estava sendo negociado na faixa de 145 ienes por dólar, sofrendo uma valorização de 4 ienes após as declarações de Powell.
“Observamos uma tendência crescente de compra de ienes”, destacou um analista de mercado à NHK.
Na próxima semana, o Banco do Japão realizará uma reunião para deliberar sobre a política monetária. Analistas de mercado comentaram à FNN: “A maré está mudando, pois há expectativas de que o diretor do Banco do Japão faça declarações indicando uma saída da flexibilização monetária”.
Foto: JNN