Vídeos

Abe morre após ser baleado durante comício em Nara

Um homem abriu fogo contra Abe, por trás, com uma arma aparentemente caseira enquanto falava perto de uma estação de trem em Nara.

Visualizações

O ex-primeiro-ministro Shinzo  de 67 anos morreu nesta sexta-feira  após ser baleado enquanto fazia campanha para uma eleição parlamentar em Nara.

Um homem abriu fogo contra Abe, por trás, com uma arma aparentemente caseira enquanto falava perto de uma estação de trem em Nara, no oeste do país. Foi o primeiro assassinato de um ex-primeiro-ministro japonês desde os dias do militarismo pré-guerra na década de 1930.

Publicidade
blank

O primeiro-ministro Fumio Kishida condenou o atentado, enquanto o povo japonês e os líderes mundiais expressaram choque com o ataque em um país onde a violência política é rara e as armas são rigidamente controladas.

Este ataque é um ato de brutalidade que aconteceu durante as eleições – a base de nossa democracia – e é absolutamente imperdoável”, disse Kishida.

A polícia disse que um homem de 41 anos suspeito de realizar o ataque foi preso.  Abe estava fazendo um discurso de campanha do lado de fora de uma estação de trem quando dois tiros foram disparados por volta das 11h30.

A polícia disse que o suposto atirador era um morador de Nara. Ele serviu nas forças armadas do Japão por três anos até 2005. O ministro da Defesa Kishi se recusou a comentar sobre isso.

Abe cumpriu dois mandatos como primeiro-ministro, deixando o cargo em 2020 alegando problemas de saúde. Mas ele continua sendo uma presença dominante sobre o Partido Liberal Democrático.

Comentários
Publicidade
blank