Turismo

Japão bate recorde de 2,73 milhões de visitantes em dezembro

O turismo tornou-se um elemento crucial para a recuperação econômica do país, entretanto, o setor enfrenta desafios.

blank
Visualizações

Tóquio, Japão — O Japão celebrou o fechamento de um ano de notável recuperação dos impactos da pandemia de Covid-19, registrando um número recorde de visitantes em dezembro.

Segundo a Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO), o país recebeu um impressionante total de 2,73 milhões de estrangeiros no último mês de 2023.

Publicidade
blank

Esse aumento representa uma ascensão em relação aos 2,44 milhões de novembro e marca um crescimento de aproximadamente 8% em comparação aos níveis pré-pandêmicos de 2019.

Ao longo de todo o ano de 2023, mais de 25 milhões de visitantes escolheram o Japão como destino turístico. Uma reviravolta notável, considerando o cenário na qual o turismo havia praticamente parado por mais de dois anos, devido às rigorosas restrições de fronteira.

A rápida recuperação começou após a reabertura para viagens sem necessidade de visto para muitos países em outubro de 2022.

Desde junho do ano passado, o Japão tem recebido mensalmente mais de 2 milhões de visitantes, impulsionado pela desvalorização do iene, tornando o país mais acessível e atraente para turistas.

As expectativas agora se voltam para o ano de 2024, onde a previsão é que o número de visitantes ultrapasse o recorde de 2019, atingindo a marca de 31,9 milhões.

O gasto dos turistas em 2023 pode ter atingido a ambiciosa meta governamental de 5 trilhões de ienes (aproximadamente 33,81 bilhões de dólares), com um aumento de cerca de 30% no gasto médio por visitante em comparação ao período pré-pandêmico.

Esse crescimento é, em parte, resultado da frequência de viajantes repetidos de Taiwan, Hong Kong e outras partes da Ásia.

Apesar do otimismo, dezembro ainda revelou desafios persistentes, com a recuperação lenta dos turistas chineses.

Em 2019, os visitantes chineses representavam quase um terço do total de visitantes e 40% dos gastos turísticos no Japão. Contudo, em dezembro, o número de viajantes chineses ainda estava 56% abaixo dos níveis pré-pandemia.

O turismo internacional tornou-se uma peça crucial na recuperação econômica do Japão. No entanto, o setor enfrenta desafios, como a severa falta de trabalhadores, dificultando a resposta à crescente demanda.

Profissionais experientes encontram-se sobrecarregados e com pouco tempo para treinar novos funcionários, impactando a capacidade da indústria de se adaptar ao aumento do fluxo turístico.

O desafio agora é encontrar soluções para garantir que o setor continue a prosperar, mantendo um equilíbrio sustentável entre a oferta e a demanda.

Foto: PhotoAC

Comentários
Publicidade
blank