Tecnologia

Toyota confirma segundo vazamento de dados impactando 260.000 clientes no Japão

Montadora japonesa enfrenta segundo vazamento de dados significativo em questão de semanas, aumentando as preocupações com privacidade e segurança das informações

Vazamento de dados afeta 2,15 milhões de clientes da Toyota no Japão
Visualizações

Tóquio, Japão — A Toyota Motor Corp. confirmou na quarta-feira (31) que cerca de 260.000 conjuntos de dados de clientes foram vazados na internet, intensificando as preocupações sobre a proteção de dados e a privacidade do cliente.

Os dados vazados incluíam informações pessoais dos clientes, tanto do Japão como de outros países da Ásia e Oceania.

Publicidade
blank

Nomes, endereços, números de telefone e endereços de e-mail estavam entre os dados acessíveis externamente. A Toyota, no entanto, destacou que, até o momento, não houve registro de uso impróprio das informações.

Este é o segundo grande vazamento de dados que a Toyota enfrenta em poucas semanas. Em maio, a empresa relatou que quase 2,15 milhões de conjuntos de dados de clientes, incluindo informações de localização e números de identificação de dispositivos, foram expostos devido a um erro de configuração no seu ambiente de nuvem.

Este incidente mais recente foi atribuído a uma má gestão de informações pela subsidiária Toyota Connected (TC), responsável pela administração dos dados dos clientes.

As informações vazadas no Japão incluíam dados relacionados a dispositivos embarcados, atualizações de mapas e datas de criação de dados.

Os clientes mais impactados foram os proprietários de veículos de luxo, incluindo os da linha Lexus, que adquiriram seus veículos entre 2007 e 2015 e realizaram atualizações de mapas de 2015 a 2022.

A Toyota enfatizou que, mesmo que esses dados tenham sido acessados externamente, a identificação individual dos clientes ou o acesso remoto aos veículos para causar danos não seria possível. Apesar disso, a empresa reconhece a gravidade do incidente e está tomando medidas para resolver a situação.

Para lidar com as consequências do vazamento, a Toyota planeja enviar desculpas individuais por e-mail aos clientes afetados e estabelecer um centro de atendimento ao cliente para responder a quaisquer perguntas ou preocupações.

Além disso, a empresa está colaborando com as autoridades locais e especialistas em segurança cibernética para investigar o incidente e implementar medidas preventivas futuras.

Através da TC, de propriedade majoritária da Toyota, a empresa fornece soluções de mobilidade para clientes individuais e empresariais, incluindo funções de chave inteligente, um operador 24 horas e serviços de orientação de rotas com base em informações de localização e tráfego.

Foto: Internet

Comentários
Publicidade
blank