EconomiaJapãoSociedade

Ministro diz que o Japão agirá apropriadamente contra volatilidade excessiva do iene

blank
Visualizações

O Japão está observando os movimentos cambiais com um maior senso de vigilância e está pronto para tomar as medidas apropriadas para combater a volatilidade excessiva, disse o ministro das Finanças, Shunichi Suzuki, na quinta-feira, depois que o iene caiu para uma baixa de 32 anos em relação ao dólar americano.

Após se reunir com seus pares do Grupo das 20 maiores economias, Suzuki manteve sua visão de que flutuações excessivas, lideradas por especuladores, não podem ser toleradas.

Publicidade
blank

Dados de inflação ao consumidor dos EUA mais fortes do que o esperado, divulgados na quinta-feira, aumentaram as expectativas do mercado de aumentos agressivos de juros pelo Federal Reserve dos EUA, enquanto luta para conter a inflação crescente.

“Estamos acompanhando de perto os desenvolvimentos do mercado com um senso de vigilância intensificada. Tomaremos as medidas apropriadas contra a volatilidade excessiva”, disse Suzuki.

O dólar disparou brevemente para uma alta de 32 anos acima de 147,64 ienes na quinta-feira e foi negociado na zona mais baixa de 147 ienes imediatamente após a conferência de imprensa, também com a presença do presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda.

Kuroda enfatizou a necessidade de manter a política de taxas ultrabaixas do banco central japonês, traçando um forte contraste com os Estados Unidos e a Europa, onde a inflação vem se acelerando em um ritmo muito mais rápido. O chefe do BOJ novamente descartou a possibilidade de um aumento da taxa de curto prazo.

Comentários
Publicidade
blank