EconomiaJapão

Dólar sobe para de 147 ienes, a maior alta em 32 anos

blank

O dólar teve uma alta superior a 147 ienes na manhã de quinta-feira (13) em Nova York, atingindo seu nível mais alto em mais de 32 anos,  a divulgação de dados mostra uma inflação nos EUA ligeiramente acima do esperado. No final do dia, o dólar era negociado a 147,17-27 ienes.

Em vista do índice de preços ao consumidor, muitos investidores anteciparam que as taxas de juros dos EUA continuarão subindo para combater a inflação e decidiram vender a moeda japonesa, pois traz retornos relativamente baixos sob a política de flexibilização monetária do país, dizem os analistas.

Publicidade
blank

A moeda norte-americana subiu para 147,66 ienes, um nível nunca visto desde agosto de 1990, depois que o Departamento do Trabalho disse no mesmo dia que o índice de preços ao consumidor subiu 8,2 por cento em setembro em relação ao ano anterior, superando a projeção do mercado de 8,1 por cento.

O departamento também disse que o chamado índice central, calculado após a remoção dos custos voláteis de energia e alimentos, aumentou 6,6 por cento, o mais rápido desde agosto de 1982.

Os resultados alimentaram especulações de que o Federal Reserve dos EUA aumentará novamente as taxas de juros em 0,75 ponto percentual em sua próxima reunião de política monetária em novembro, depois de decidir sobre aumentos de taxa do mesmo tamanho nas três reuniões anteriores, para conter os aumentos persistentes de preços.

Comentários
Publicidade
blank