Sociedade

Japão quer atrair profissionais altamente qualificados com novo programa de residência

blank

O governo japonês vai lançar um novo programa de residência para atrair profissionais talentosos de outros países. Cidadãos estrangeiros qualificados vão receber tratamento preferencial de imigração.

Uma nova categoria especial para profissionais altamente qualificados incluiria pesquisadores e engenheiros estrangeiros com uma renda anual de pelo menos 20 milhões de ienes, ou cerca de 150.000 dólares, e um mestrado ou mais de 10 anos de experiência profissional.

Publicidade
blank

Também cobriria gerentes corporativos que ganham mais de 40 milhões de ienes, ou cerca de 300.000 dólares, e têm pelo menos cinco anos de experiência profissional.

Os estrangeiros que se qualificarem para esta categoria poderão obter o direito de residência permanente no Japão depois de morar no país por apenas um ano.  Eles também devem receber tratamento preferencial no controle de imigração.

Os graduados das melhores universidades listadas nos rankings globais de ensino superior que estão procurando emprego no Japão serão elegíveis para um visto válido por até dois anos.

O secretário-chefe do gabinete, Matsuno Hirokazu, instou os ministros relevantes a trabalhar para aceitar profissionais estrangeiros talentosos de maneira adequada e sem problemas.

Comentários
Publicidade
blank