Emprego

Japão: sindicatos exigem para as montadoras maiores salários

O sindicato pede o maior aumento em 30 anos

Japão: sindicatos exigem para as montadoras maiores salários
Visualizações

Os sindicatos que representam os trabalhadores das oito principais fabricantes de carros no Japão estão em negociação com as empresas, exigindo aumentos salariais para compensar a inflação e os atrasos. Segundo a agência de notícias Kyodo News, seis sindicatos estão fazendo as exigências mais altas em 28 anos.

O sindicato da Toyota Motor Corp. está exigindo o que diz ser o maior aumento salarial em 20 anos para o trabalhador médio, embora não tenha divulgado valores específicos. Já o sindicato dos trabalhadores da Honda Motor Co. pede um aumento de 19.000 ienes no salário mensal total, incluindo um aumento de 12.500 ienes na escala salarial básica, ambos os maiores em 30 anos.

Publicidade
blank

Na Nissan Motor Co., o sindicato dos empregados exige um aumento de 12.000 ienes no pagamento mensal em média, o nível mais alto desde 2005, enquanto pressiona por um bônus anual totalizando 5,5 meses de pagamento.

Os aumentos salariais na indústria automobilística terão impacto nas empresas que fornecem peças ou que prestam outros serviços às gigantes do setor. O presidente da Confederação dos Sindicatos dos Trabalhadores Automobilísticos do Japão, Akihiro Kaneko, explicou em entrevista que é preciso fazer das negociações deste ano um ponto de virada para a economia e a indústria do Japão.

O primeiro-ministro Fumio Kishida tem pedido aos líderes empresariais que aumentem os salários dos trabalhadores para compensar a inflação. As negociações entre sindicatos e empresas automobilísticas acontecem durante o período de primavera no país.

Imagem: Freepik

Comentários
Publicidade
blank