Azumino, Japão — Em um esforço contínuo para promover a diversidade e a coexistência, a prefeitura de Azumino, situada em Toyoshina, Nagano, anunciou na quarta-feira (14) a inauguração de um novo centro de atendimento para residentes estrangeiros. O espaço, que começará a operar a partir do dia 3 de julho, estará situado no piso térreo da prefeitura.
A nova iniciativa recorre à tecnologia para auxiliar na comunicação, com a utilização de tablets para fornecer tradução simultânea em 20 idiomas diferentes, incluindo inglês, chinês, português, indonésio e vietnamita. Esta medida é fruto de um esforço de cinco anos para criar uma sociedade que respeita a diversidade, visando auxiliar os residentes estrangeiros em vários procedimentos e na resolução de problemas cotidianos.
Neste ano, a prefeitura designou dois funcionários fluentes em inglês e em outros idiomas para contribuir com o novo centro de atendimento.
Com uma crescente população de residentes estrangeiros, incluindo cidadãos chineses, vietnamitas e brasileiros, e um aumento esperado de residentes indonésios, filipinos e tailandeses, a nova iniciativa é um passo importante para a inclusão.
Um dos recém-contratados fala também alemão e holandês, elevando o total de idiomas oferecidos para 22 nos dias em que ele estará trabalhando.
A Divisão de Direitos Humanos e Coexistência de Azumino tem planos abrangentes para o centro de atendimento, incluindo o fornecimento de instruções e assistência em uma variedade de áreas, como criação de filhos, educação, questões fiscais, saúde, entre outros.
O centro de atendimento estará disponível nos dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h, tanto presencialmente quanto por telefone.
Para complementar a nova seção de atendimento, a prefeitura também está trabalhando em um guia de cotidiano em “japonês fácil” (やさしいにほんご).
O porta-voz da Divisão de Direitos Humanos e Coexistência de Azumino expressou o compromisso da prefeitura em se adaptar às necessidades da crescente população estrangeira. “O número de cidadãos estrangeiros está aumentando à medida que a dispersão do novo coronavírus diminui. Com base nessas necessidades, queremos nos comprometer com as múltiplas nacionalidades”, disse.
Foto: Shimin Time