Política

Japão: Pacote econômico deve ultrapassar US$ 198 bilhões

blankBusinessman hand holding Japanese Yen banknote stack. business, money, investment , finance and payment concepts
Visualizações

O governo do Japão decidiu sobre os detalhes de um novo pacote econômico destinado a combater a alta dos preços e o enfraquecimento do iene. O orçamento suplementar para financiar o pacote deverá ultrapassar 29 trilhões de ienes, ou cerca de 198 bilhões de dólares.

O plano do pacote foi apresentado em reuniões do Partido Liberal Democrata no poder e do parceiro de coalizão Komeito na quarta-feira, e basicamente aprovado por ambos.

Publicidade
blank

Para aliviar o fardo do aumento dos custos de eletricidade nas famílias, o governo planeja fornecer um subsídio de sete ienes, ou cinco centavos, por quilowatt-hora a partir de janeiro do próximo ano. Espera-se que isso reduza as contas em cerca de 20%.

Para o gás da cidade, o governo planeja fornecer um subsídio de 30 ienes, ou 20 centavos, por 1 metro cúbico.

O governo também planeja ajustar e estender os subsídios aos atacadistas de petróleo até o primeiro semestre do próximo ano fiscal para conter o aumento dos preços dos combustíveis, incluindo a gasolina.

Quanto à criação de filhos, o governo planeja fornecer apoio total de cerca de 100.000 ienes, ou 680 dólares, para aliviar o fardo de comprar produtos de puericultura. Os beneficiários incluirão famílias com crianças de zero a dois anos.

O governo inicialmente planejou pedir cerca de 170 bilhões de dólares da conta geral para o segundo orçamento suplementar do atual ano fiscal. Mas os legisladores do LDP apontaram que o valor não levou em conta a atual situação econômica e foi insuficiente. O primeiro-ministro Kishida Fumio e o ministro das Finanças, Suzuki Shunichi, discutiram o assunto, e tornou-se provável que o valor chegasse a 198 bilhões de dólares.

Os preparativos estão em andamento para finalizar o plano na sexta-feira.

Comentários
Publicidade
blank