EconomiaJapãoTecnologia

Autoridades do Japão vão investigar vendas de smartphone por “1 yene”

blank
Visualizações

O órgão antitruste do Japão lançou uma rara inspeção compulsória em distribuidores de celulares que vendem smartphones por apenas 1 iene, conforme publicou a Kyodo News.

A Comissão de Comércio Justo do Japão pretende descobrir como tais práticas de vendas são possíveis e determinar se há casos de dumping ou abuso de posição dominante de barganha por grandes operadoras de telefonia móvel contra distribuidores para atingir suas metas, disseram as fontes.

Publicidade
blank

A FTC ordenou que distribuidores que venderam smartphones por menos de 1mil ienes (US$ 7) relatem os detalhes de suas transações com operadoras até 2 de novembro, segundo as fontes. Aqueles que não concordarem com a fiscalização ou que fizerem denúncias falsas estão sujeitos a multas. O regulador planeja elaborar um relatório ainda este ano.

A venda de smartphones a preços extremamente baixos é amplamente vista como vinculada às operadoras que impõem altas metas de contratos móveis aos distribuidores.

A FTC está investigando como esse desconto é financeiramente possível, suspeitando que tenha causado desigualdades entre os clientes.

Enquanto as pessoas que costumam comprar um novo modelo podem se beneficiar de um grande desconto, aqueles que continuam usando o mesmo telefone por um período mais longo não têm direito a esses benefícios, disseram as fontes. Se as práticas de desconto forem interrompidas, as operadoras poderão usar os fundos excedentes para reduzir as tarifas de comunicação, beneficiando mais assinantes.

A comissão decidiu que uma inspeção obrigatória era necessária, pois os distribuidores geralmente têm acordos de confidencialidade com as transportadoras sobre suas transações.

Comentários
Publicidade
blank