Japão

Toyota bate recorde de produção de carros, mesmo com as paralisações em outubro

O progresso foi impulsionado pela melhoria na disponibilidade de semicondutores

blank

Tóquio, Japão – A Toyota Motor alcançou um marco significativo em outubro, registrando sua maior produção global de veículos para o mês, apesar de paralisações que afetaram algumas das fábricas da montadora no Japão devido a problemas com um fornecedor de peças, informou a agência Reuters.

Este avanço foi impulsionado pela melhoria na disponibilidade de semicondutores. A empresa, líder mundial em vendas automotivas, anunciou a produção de 900.285 veículos, representando um aumento de 16,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Publicidade
blank

A produção fora do Japão atingiu um recorde, com 617.590 veículos, um aumento de 8,7%. Tanto as vendas globais quanto as internacionais da Toyota também atingiram números recordes em outubro, com crescimentos de 7% (890.241 veículos) e 5,2% (756.245 veículos), respectivamente.

No acumulado dos dez primeiros meses do ano, a Toyota vendeu mais de 8,46 milhões de veículos, incluindo os da sua linha de luxo Lexus.

Apesar de um acidente na Chuo Spring, um fabricante de molas de válvulas, ter obrigado a Toyota a suspender operações em várias de suas fábricas japonesas, a produção no país ainda cresceu 39,2% em relação ao ano anterior, totalizando 282.695 veículos, graças à redução na escassez de chips.

As vendas da Toyota no mercado japonês cresceram 17,8%, enquanto na América do Norte e na Europa observaram-se aumentos de 7,4% e 15,2%, respectivamente. Na China, embora tenha havido uma redução de 2,6% na produção devido à crescente concorrência, as vendas aumentaram 1,5% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, a produção e as vendas da Toyota na Tailândia e no Vietnã sofreram quedas em outubro, refletindo as condições econômicas mais desafiadoras nessas regiões.

Foto: Reprodução/Toyota

Comentários
Publicidade
blank