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Japão suspende proibição de voos automatizados de drones em áreas residenciais

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O Japão suspendeu na última segunda-feira (5),  a proibição de voos automatizados de drones sobre áreas residenciais para permitir entregas aéreas de encomendas e ajudar a resolver a escassez de mão de obra do país em meio a uma população envelhecida em todo o país, principalmente em áreas rurais.

Anteriormente, voos de drones desacompanhados eram permitidos apenas em áreas desabitadas, como montanhas, rios e fazendas nas chamadas operações de nível três sob o sistema de classificação de quatro níveis.

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As operações automatizadas de drones de nível quatro em áreas residenciais provavelmente começarão assim que os operadores que procuram fornecer tais serviços concluam os procedimentos governamentais necessários para a realização do voo por volta de março.

Embora algumas empresas de serviços de logística já tenham iniciado entregas com operações de drones de nível três, espera-se que os voos por áreas residenciais, possibilitados por uma revisão da Lei de Aeronáutica Civil, ajudem o país a enfrentar a grave escassez de motoristas de caminhão de entrega e dificuldades de acesso lojas de varejo em áreas rurais.

“Não precisamos mais evitar passar pelas casas das pessoas, então nossa eficiência de entrega vai melhorar”, disse um funcionário da importante empresa de logística Seino Holdings Co., que entrega alimentos e outros produtos diários usando drones aéreos em áreas remotas de Hokkaido. Prefeituras de Yamanashi e Fukui.

Além de expandir os serviços de entrega comercial, os drones podem ajudar no transporte de suprimentos de emergência para áreas afetadas por desastres, fornecendo medicamentos para hospitais e alimentos para moradores de prédios altos.

Para garantir voos seguros sobre as casas, o governo exige que os operadores de drones de nível quatro obtenham uma licença emitida sob um sistema recém-lançado e tenham seus drones inspecionados e aprovados pelo governo ou instituições certificadas.

Os pilotos de drones devem renovar suas licenças a cada três anos, fazendo testes escritos e de habilidades. Aqueles que concluírem os cursos ministrados em instituições designadas pelo estado estarão isentos de um teste de habilidades.

Para modelos de drones produzidos em massa, a aprovação de segurança é dada a cada modelo depois de passar por uma inspeção governamental de design de produto e processos de fabricação.

O governo exige que os drones usados ​​para voos de nível quatro passem por um teste de voo todos os anos.

Seus horários de voos e cursos devem ser submetidos ao governo, e as operadoras devem criar diretrizes internas sobre como lidar com riscos operacionais e reportar acidentes. Acidentes graves serão investigados pelo Conselho de Segurança de Transporte do Japão.

Com os serviços de entrega de drones ainda em sua infância, permanecem as preocupações sobre a operação de drones em áreas residenciais, incluindo violação de privacidade com câmeras em drones.

Embora o governo diga que o acordo dos proprietários de terras para voos de drones sobre suas propriedades nem sempre é necessário, a TrueBizon Ltd., no sudoeste do Japão, fornece serviços para evitar problemas envolvendo operadores de drones aéreos.

A empresa com sede em Fukuoka une operadores de drones e proprietários de terras, com os proprietários recebendo pagamento se concordarem em realizar voos de drones sobre suas terras e indenizados em caso de acidentes.

“Sem o consentimento dos moradores, há uma grande chance de problemas”, disse Mamoru Masumoto, que dirige a empresa.

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