Japão

Japão irá oferecer testes em português para habilitação de táxi e ônibus

A iniciativa atende aos pedidos de grupos da indústria para facilitar o ingresso de estrangeiros nesses setores de trabalho.

blank

Tóquio, Japão — Em resposta à escassez de motoristas no país, o Japão lançará uma iniciativa para oferecer testes de carteira de habilitação de táxi e ônibus em vários idiomas, incluindo o português. A notícia foi divulgada neste domingo (11) pela agência de notícias Kyodo.

A Agência Nacional de Polícia disponibilizará questões de exemplo em 20 idiomas até o final de março, permitindo que os interessados possam se preparar em sua própria língua materna.

Publicidade
blank

A medida surge após solicitações de grupos da indústria para facilitar a entrada de pessoas não nativas nesses setores de trabalho. Atualmente, apenas 0,6% dos portadores de licenças de categoria 2 são estrangeiros.

Os idiomas incluirão principalmente línguas asiáticas, além do inglês e do português.

Até o momento, os testes estavam disponíveis apenas em japonês. Com essa mudança, os testes de categoria 2 serão alinhados aos de categoria 1 (para carros comuns), que já são oferecidos em 20 idiomas desde 2009.

Além das regras de trânsito, o teste de categoria 2 avaliará conhecimentos específicos de segurança, mas não incluirá questões sobre atendimento ao cliente.

Foto: Reprodução/iStockphoto

Comentários
Publicidade
blank