O governo do Japão anunciou na segunda-feira (3) que irá encerrar as medidas de controle de fronteira para viajantes vindos do exterior a partir de 8 de maio.
Essa decisão está em linha com a categorização da Covid-19 como doença comum pelo país, também no mesmo dia. Com isso, a intenção é normalizar atividades sociais e econômicas.
Simultaneamente, o governo implementará um novo programa genômico. Sob essa nova estrutura, pessoas que apresentam sintomas como febre serão testadas voluntariamente com a meta de detectar novas doenças infecciosas.
Atualmente, todos os passageiros que chegam ao Japão precisam apresentar certificado constando três doses de vacina contra Covid-19 ou um teste de coronavírus com resultado negativo dentro de 72 horas da partida.
A suspensão dos controles de fronteira da Covid-19, introduzidos em fevereiro de 2020 e considerados por alguns como os mais rigorosos entre as sete nações industrializadas do G7, deve ajudar a restabelecer o turismo para o Japão.
Viajantes que chegam aos cinco principais aeroportos do país – Narita, Haneda, Chubu, Kansai e Fukuoka – estarão sujeitos à nova estrutura, a qual deve começar quando o status legal da Covid-19 for rebaixado para a mesma categoria da influenza sazonal no início do próximo mês.