Tóquio, Japão — Em uma decisão promulgada pelo parlamento japonês na quarta-feira (31), foi aprovada uma nova lei que estenderá a cobrança de pedágio em vias expressas do país por mais 50 anos, até o ano de 2115.
Essa extensão visa principal assegurar os fundos necessários para a renovação de túneis e pontes antigas, uma vez que a receita proveniente dos pedágios tende a diminuir devido à queda na população.
Além disso, os recursos serão direcionados para a expansão das vias expressas, de modo a torná-las com quatro faixas, uma medida que auxiliará na redução de congestionamentos de tráfego e mitigação de bloqueios durante desastres.
Segundo o Ministério responsável, estima-se que sejam necessários ¥8,3 trilhões em projetos de renovação das vias expressas até o ano de 2115.
Originalmente, a cobrança de pedágio foi introduzida para cobrir os custos de construção, e o término da cobrança estava previsto para ocorrer até 2065, quando as vias expressas se tornariam gratuitas.
Embora o governo afirme ter planos de tornar as vias expressas gratuitas no futuro, é improvável que isso ocorra em um futuro próximo, dadas as necessidades de financiamento para a melhoria da infraestrutura viária no país.
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