Japão

Convenção dos Nikkeis pede a facilitação da entrada e permanência de yonseis no Japão

Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo, reconheceu os avanços, mas enfatizou a necessidade de maior flexibilidade

Convenção dos Nikkeis pede a facilitação da entrada e permanência de yonseis no Japão
Visualizações

Tóquio, Japão – A 63ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Kyokai) encerrou sua programação de três dias em Tóquio nesta quarta-feira (18), conforme relato da agência de notícias Jiji Press.

Este evento anual reúne descendentes de japoneses de diversas nações e, neste ano, culminou com uma declaração conjunta que pede ao governo japonês que flexibilize os requisitos de entrada e permanência para os Nikkeis de quarta geração, conhecidos como yonsei.

Publicidade
blank

A declaração enfatizou a importância de considerar mais amplamente o desejo dos yonseis que têm interesse em contribuir para o Japão e realizar seus projetos no país. Renato Ishikawa, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), destacou que embora tenha havido avanços, ainda se faz necessário maior flexibilidade por parte do governo.

A Convenção, cujo tema deste ano foi “O avanço da comunidade nikkei – Uma nova geração com grandes iniciativas”, objetiva reunir descendentes que vivem em diferentes países para discutir desafios enfrentados por suas comunidades e formas de cooperação entre si e com o Japão, fortalecendo, assim, as relações e laços de amizade.

No que diz respeito à concessão de vistos de longa permanência para os yonseis, o governo japonês planeja coletar opiniões públicas no outono antes de definir as mudanças nas regras atuais.

Essa iniciativa permitiria que os yonseis permanecessem no Japão pelo tempo que desejarem, com a possibilidade de renovação, além de possibilitar a reunião de suas famílias. A exigência de compreensão do japonês básico, no entanto, deve ser mantida.

Regras atuais
Em 2018, o Japão passou a conceder visto sob a categoria de “atividades específicas” para os yonseis, com duração de no máximo cinco anos, sem possibilidade de renovação e sem poder trazer a família junto.
Os requisitos são:
(segundo a Agência de Imigração do Japão)
  • Ter entre 18 e 30 anos de idade no momento da entrada no Japão.
  • Possuir a passagem aérea de volta ao país de origem ou reserva financeira suficiente para comprar a passagem aérea de volta em questão.
  • Ser possível prever, no ato da solicitação, a capacidade de subsistência durante a estadia no Japão.
  • Gozar de perfeita saúde.
  • Ter bom comportamento.
  • Estar inscrito em um seguro que cubra os custos em caso de morte, acidente ou doença durante a estadia no Japão.
  • Comprovar, através de exame ou outro método, a capacidade de compreensão do japonês básico, ou comprovar, através de exame, a capacidade de compreensão do japonês básico, até certo ponto. Caso seja um yonsei que já utilizou este sistema e deseja entrar novamente no Japão, pode ser exigido “comprovar, por meio da prova, a capacidade de compreensão do idioma japonês básico” (equivalente ao nível N4 do JLPT Nihongo Noryoku Shiken) ou “comprovar, por meio da prova, a capacidade de compreensão do idioma japonês usado em situações cotidianas, até certo ponto” (equivalente ao nível N3 do JLPT Nihongo Noryoku Shiken).
  • Ter um Assistente de Recepção dos Yonseis (tutor que se responsabilize por informar a Imigração sobre as atividades do yonsei no Japão).
  • Não ter permanecido por um período total de cinco anos por meio da utilização deste sistema.
Veja mais informações em português aqui.
Foto: Shutterstock
Comentários
Publicidade
blank