No último domingo (9), o grande Zico inaugurou oficialmente sua escola de futebol no Japão, a Zico 10. A primeira unidade no país fica na cidade de Imizu, província de Toyama.
Segundo a administradora da unidade, Lucilene Yukawa, as atividades acontecerão Oliver Sports Field Imizu que possui quadras com gramas sintéticas e em outra localidade com campo de terra.
“O Zico disse que as crianças aprendem é no chão batido. Queremos proporcionar isso para as crianças de qualquer nacionalidade”, disse Lucilene.
Com mais de 100 crianças matriculadas na escolinha que leva o nome do ex-técnico da seleção brasileira e da seleção japonesa, os alunos irão aprender e aperfeiçoar a prática do esporte com a metodologia Zico 10, ensinadas por profissionais brasileiros e japoneses, e mais um técnico do Brasil, que deve chegar este ano ao Japão.
Durante entrevista coletiva, Zico explicou que o principal objetivo é formar cidadãos através do futebol, seguindo a metodologia e filosofia da Escola Zico 10.
“O futebol e uma modalidade de esporte coletivo, que ajuda em todas condições se não conseguir seguir no futebol, qualquer um pode jogar, seja ele de qualquer raça ou qualquer religião. Tem regras, importante a disciplina, mas você aprende muitas coisas no início da sua vida, que se você não se tornar jogador, mas se tornar um cidadão e poderá trabalhar em qualquer lugar com ensinamentos que vem do futebol, essa é a qualidade importante da Escola Zico 10”, explicou.
A Escola de Futebol Zico 10 tem sua matriz instalada no Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro e já possui unidades em atividade em diversos estados brasileiros como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais, além de Atlanta, na Georgia/EUA e agora Japão. Segundo Zico, outras unidades serão abertas no país.