Economia

Preços ao consumidor em novembro subiram 2,3% em Tóquio

Inflação moderada em Tóquio sinaliza tendências divergentes em diferentes setores

Preços ao consumidor em novembro subiram 2,3% em Tóquio

Tóquio, Japão As últimas estatísticas de inflação em Tóquio revelam que os preços na capital japonesa estão em ascensão, porém, em um ritmo mais moderado em comparação com períodos anteriores.

De acordo com dados do Ministério do Interior e Telecomunicações, nos 23 distritos de Tóquio, o índice de preços ao consumidor teve um aumento preliminar de 2,3% em novembro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse número exclui alimentos perecíveis, uma vez que seus preços tendem a variar significativamente dependendo das condições climáticas.

Publicidade
blank

A taxa de crescimento diminuiu 0,4 ponto percentual em comparação com outubro, mantendo o índice na faixa dos 2% pelo quarto mês consecutivo.

Apesar disso, os preços dos alimentos, excluindo itens perecíveis, subiram 6,4% em relação ao ano anterior, embora o número tenha apresentado uma queda de 0,9 ponto percentual em relação a outubro.

Os preços de hospedagem dispararam 62,5%, registrando o maior crescimento desde janeiro de 1971, impulsionados pelo aumento do número de turistas.

O Índice de Preços ao Consumidor de Tóquio é considerado um dos principais indicadores de inflação em todo o país. Os números nacionais de novembro deverão ser divulgados em 22 de dezembro.

Foto: PhotoAC

Comentários
Publicidade
blank