Economia

Fumio Kishida visitará o Oriente Médio para conversar sobre mercados de energia e oferecer tecnologia verde

Japão busca parcerias no Oriente Médio para impulsionar a transição energética rumo à sustentabilidade

Fumio Kishida visitará o Oriente Médio para conversar sobre mercados de energia e oferecer tecnologia verdeO primeiro-ministro japonês Fumio Kishida e o vice-secretário de gabinete Yoshihiko Isozaki. (OLIVIER MATTHYS/Pool via REUTERS)
Visualizações

Tóquio, Japão – O Primeiro-Ministro Japonês, Fumio Kishida, planeja discutir os mercados de energia em uma viagem à Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Catar ainda este mês, visando oferecer tecnologias japonesas para a transição rumo à neutralidade de carbono, afirmou um alto funcionário.

O Japão, que sofre com a escassez de energia, depende da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos sendo membros-chave da OPEP, para a maioria de seu petróleo, enquanto uma parte significativa de suas necessidades de gás natural liquefeito – as maiores do mundo – é suprida pelo Catar.

Publicidade
blank

Kishida visitará os três países de 16 a 19 de julho, pois “é muito importante construir uma relação pessoal de confiança com os líderes responsáveis por cada país nos próximos anos”, afirmou um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores do Japão.

“Os preços do petróleo bruto estão altos devido à situação na Ucrânia, então é um objetivo muito importante trocar opiniões sobre o mercado atual de petróleo e gás natural liquefeito”, disse o funcionário, que preferiu não ser identificado, aos repórteres. “É muito importante trocar opiniões com esses países para estabilizar o mercado de energia.”

O Japão está desenvolvendo ativamente tecnologias mais verdes e renováveis, pois pretende ser neutro em carbono até 2050, e Kishida também tentará promover o conhecimento japonês, já que os países produtores de energia também possuem metas ambiciosas no campo das energias limpas.

“Uma das conquistas que esperamos desta visita é a cooperação no campo da nova energia, fontes de energia ecologicamente corretas, como hidrogênio e amônia, aproveitando as tecnologias japonesas, ampliando ainda mais as relações de cooperação no setor energético”, disse o funcionário.

Em março, a empresa de comércio japonesa Marubeni Corp (8002.T) concordou em estudar a produção de hidrogênio limpo na Arábia Saudita, em conjunto com o fundo soberano do reino, já que Riade tem em vista adicionar outros tipos de fontes de energia, incluindo combustíveis mais limpos e renováveis, para diversificar sua economia baseada no petróleo.

Foto: OLIVIER MATTHYS/Pool via REUTERS

Comentários
Publicidade
blank