O Japão aprovou duas vacinas da Pfizer Inc. contra a Covid-19, incluindo a primeira a ser disponibilizada para crianças menores de 4 anos de idade. A previsão é de que a imunização inicie a partir da semana de 24 de outubro, assim que as doses forem entregues às instituições médicas, publicou o jornal Asahi.
A dose destinada a crianças menores de 4 anos terá um terço da substância ativa daquela aplicada em crianças entre 5 e 11 anos, indicando que elas deverão receber 3 doses. Essa vacina já é aplicada nos Estados Unidos.
Outra que foi aprovada, mas para maiores de 12 anos, visa combater a subvariante BA.5 da Ômicron.
As vacinas aprovadas para crianças no Japão até agora eram destinadas àquelas entre 5 e 11 anos de idade.
Estudos indicam que embora seja baseada no coronavírus original, que deu origem à pandemia, a vacina seria eficaz também contra a Ômicron.
No caso de efeitos colaterais em crianças de 6 meses e 2 anos, foram registrados casos de febre de 38 graus ou mais em 6,8% dos pacientes estudados. Outro dado é que 20,2% dos bebês perdem o apetite, mas não foi relatada morte, seguindo o Asahi.
As doses da Pfizer contra a BA.5 começarão a ser entregues a partir de 10 de outubro, sendo que esta substituirá a aprovada em setembro para combater a BA.1.
O laboratório Moderna Inc. solicitou em 5 de outubro a aprovação do Ministério da Saúde para sua própria vacina contra a subvariante BA.5.
Comentários
Fonte:Alternativa