ClimaTempo

Tufão nº 13 deixa um morto e causa mais de 100 deslizamentos de terra em Chiba

Fukushima e Ibaraki também registraram inundações e quedas de energia, além de outros danos

blank
Visualizações

Tóquio, Japão — O tufão número 13, que se transformou em um ciclone tropical, trouxe sérios estragos às províncias de Fukushima, Ibaraki e Chiba, no Japão. As autoridades estão enfrentando a difícil tarefa de avaliar a extensão total dos danos, conforme relatado pela NHK e TV Asahi.

Chiba Sofre Graves Inundações e Deslizamentos de Terra

A província de Chiba foi uma das mais afetadas pelo tufão. De acordo com o governo provincial, 11 cidades registraram inundações e mais de 100 deslizamentos de terra ocorreram em várias áreas. No entanto, a extensão completa dos danos permanece desconhecida, enquanto a província de Chiba e autoridades locais continuam suas investigações.

Publicidade
blank

Tragicamente, na cidade de Otaki, em Chiba, o chefe da seção da polícia do distrito de Kanto, Satoshi Kamiyama, de 49 anos, perdeu a vida enquanto inspecionava uma instalação policial em busca de danos causados pelas chuvas intensas.

A passagem do tufão número 13 resultou em um cinturão de chuva linear na província de Chiba, provocando chuvas intensas durante um período de 12 horas. As cidades de Mobara e Otaki registraram impressionantes 371,5 mm e 328 mm de precipitação, respectivamente.

Como resultado das condições climáticas adversas, áreas residenciais em Oami Shirasato foram inundadas, e pousadas ao longo do Vale Yoro, um popular destino turístico, foram invadidas pelas águas do rio Yoro. Mais de mil residências em Chiba estão atualmente sem eletricidade, com a Tokyo Electric Power Company (TEPCO) trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia na região.

Na cidade de Mobara, equipes de resgate tiveram que intervir para salvar um motorista cujo carro ficou preso em uma área inundada e começou a flutuar.

Província de Ibaraki Também Afetada por Chuvas Intensas

A província de Ibaraki também sofreu os efeitos do tufão, com a ocorrência de um cinturão linear de chuva, indicativo de precipitações extremamente fortes. Em Hitachi, rios transbordaram, inundando andares inferiores de um edifício e causando danos a equipamentos de energia. Estradas em algumas áreas ficaram completamente cobertas de lama.

Em Hitachi, um trecho de uma estrada provincial próximo à entrada do acesso Hitachi Chuo, na via expressa Joban, desabou, impedindo a passagem de seis veículos de passageiros e um ônibus. Felizmente, os motoristas e passageiros, totalizando dez pessoas, conseguiram sair dos veículos sem ferimentos.

A sede da prefeitura de Hitachi enfrentou inundações em seu primeiro andar, com o estacionamento submerso. As equipes da Defesa Civil estão trabalhando para drenar a água do local. Inundações também foram registradas nas cidades de Kitaibaraki e Takahagi, em Ibaraki, e o governo está coletando informações sobre a extensão dos danos.

Província de Fukushima: Feridos e Danos Extensos

Na cidade de Iwaki, na província de Fukushima, uma mulher de 75 anos ficou ferida no calcanhar enquanto procurava refúgio durante a chuva e foi hospitalizada. Além disso, duas pessoas na faixa dos 60 e 80 anos foram resgatadas de um carro em uma área inundada na região de Soma, também em Fukushima, sem ferimentos graves.

A cidade de Iwaki enfrenta sérios problemas com a falta de eletricidade, com 4.800 casas afetadas. Pelo menos 20 casas foram inundadas devido às fortes chuvas. Várias pontes de pedestres tiveram suas grades arrancadas pela força das águas. Além disso, 16 estradas na província de Fukushima sofreram danos, incluindo inundações, e estão temporariamente fechadas ao tráfego.

Devido às condições climáticas adversas, todos os municípios afetados abriram 46 centros de evacuação, com 206 pessoas de 114 residências evacuadas até o momento. Infelizmente, um centro de evacuação em Iwaki, que funcionava em uma escola, também foi inundado, levando à transferência das pessoas para um local mais elevado.

Tóquio Escapa de Danos Graves, mas com Algumas Consequências

Na capital, Tóquio, a força do vento derrubou uma árvore no distrito de Shibuya, mas não há relatos de feridos. Em contrapartida, no distrito Sumida, um andaime em um edifício em construção se soltou, embora não tenha desabado sobre a avenida. A parte mais alta da estrutura inclinou-se até tocar em um prédio do outro lado da via. A cidade de Tóquio, no entanto, escapou de danos significativos em comparação com as áreas mais afetadas pelas intensas chuvas e ventos do tufão número 13.

As autoridades locais e equipes de resgate continuam a trabalhar incansavelmente para avaliar os danos e prestar assistência às comunidades afetadas nas províncias de Fukushima, Ibaraki e Chiba.

Foto: Reprodução/ANN

Comentários
Publicidade
blank