Clima

Feriado de Ano Novo no Japão deve começar com temperaturas mais altas que o normal

No dia 31, espera-se um cenário de céu encoberto com ocorrência de chuvas em diversas regiões do país

blank

Tóquio, Japão — A expectativa para o feriado de Ano Novo no Japão é de temperaturas excepcionalmente altas devido à menor influência de massas de ar frio. De acordo com informações da emissora TBS, prevê-se um aumento significativo a partir da sexta-feira (29).

Para a véspera de Ano Novo, no dia 31, a previsão aponta tempo nublado com chuvas em várias regiões do país. Entretanto, a virada para o primeiro dia de janeiro traz otimismo quanto às condições climáticas, especialmente no oeste do Japão e ao longo do lado do Pacífico, com previsão de céu claro ou parcialmente nublado.

Publicidade
blank

No entanto, para as áreas próximas ao Mar do Japão, a previsão sugere a persistência de nuvens e a possibilidade de chuvas ou até mesmo neve.

A Agência Meteorológica do Japão destaca a ocorrência de temperaturas “notavelmente altas”, um fenômeno que acontece apenas a cada dez anos.

A agência emite alertas com até seis dias de antecedência quando há probabilidade de 30% ou mais de temperaturas “notavelmente altas” ou “notavelmente baixas”, assim como quantidades significativas de neve, especialmente ao longo da costa do Mar do Japão.

O clima, no entanto, pode apresentar desafios para aqueles que planejam testemunhar o primeiro nascer do sol do ano. Embora o lado do Pacífico ofereça céu mais claro, o vento frio do norte pode fazer com que as temperaturas pareçam mais baixas.

Para os primeiros dias de janeiro, a previsão indica que baixas pressões frequentemente passarão perto de Honshu, a principal ilha do Japão, trazendo neve intermitente em Hokkaido e a possibilidade de neve ou chuva em Hokuriku e nas regiões do Mar do Japão.

Nas áreas do Pacífico, espera-se alguns dias ensolarados, mas também com a possibilidade de chuva.

Em resumo, o feriado será marcado por condições climáticas variadas no Japão, com dias de neve e chuva no norte e tempo mais claro, com temperaturas acima do normal, superando os 15ºC em algumas partes do país.

Foto: PhotoAC

Comentários
Publicidade
blank