A Teikoku Databank Ltd., uma empresa de pesquisa de crédito, divulgou um relatório indicando que mais de 20.000 produtos alimentícios e de bebidas sofreram aumento de preços este ano, e o ritmo acelerado de ajustes pode ultrapassar 30.000 até o outono, conforme informado pela Kyodo News.
O relatório atribui o aumento dos custos de muitos produtos de consumo à gripe aviária, que levou a uma redução significativa na produção de aves e um aumento nos preços dos ovos. Além disso, outros produtos, como iogurte e queijo, sofreram aumento de preços devido ao aumento dos custos do leite cru.
Até março, 9.667 produtos tiveram seus preços aumentados, com mais 5.116 em abril. Entre maio e junho, espera-se que 820 a 3.300 itens tenham seus preços ajustados, segundo o relatório da Teikoku Databank.
A pesquisa abrangeu 105 grandes empresas de alimentos e bebidas listadas em bolsas de valores, bem como 90 empresas não listadas até o final de abril. O estudo mostrou que uma ampla gama de alimentos, como algas marinhas, dashi (um tipo de caldo de sopa japonês), macarrão instantâneo e alimentos congelados, podem se tornar mais caros.
Os consumidores podem estar enfrentando preços mais altos para muitos produtos devido a essas circunstâncias, mas o relatório não indica se haverá ou não algum alívio em breve.
Foto: Freepik