Tecnologia

Toyota suspende produção no Japão do Voxy e Noah devido a problemas de certificação

A montadora informou que a produção normal dos dois modelos será retomada na quarta-feira

blank

Tóquio, Japão – A Toyota Motor interrompeu temporariamente a produção das minivans Voxy e Noah na sua fábrica em Fujimatsu, localizada em Kariya, na província de Aichi. A suspensão, que começou nesta segunda-feira (27), foi motivada por questões de certificação, segundo a agência de notícias Jiji Press.

A montadora japonesa afirmou que a produção desses dois modelos será retomada normalmente na quarta-feira (29).

Publicidade
blank

A paralisação teve origem na descoberta de irregularidades durante o processo de solicitação de aprovação do sistema de certificação do Ministério dos Transportes, essencial para a produção e comercialização das minivans Noah e Voxy.

A irregularidade está vinculada à aprovação para a coluna de direção, fornecida pela empresa JTEKT, uma grande fabricante de autopeças afiliada da Toyota, destinada aos veículos Noah e Voxy. Além disso, a produção dos modelos Alphard e Vellfire, fabricados na mesma linha em Fujimatsu, também está sendo impactada.

Um porta-voz da Toyota confirmou a interrupção na produção do Noah e Voxy, explicando que a medida foi tomada “para verificar alguns processos”. Detalhes adicionais não foram divulgados pela montadora.

Os modelos Noah e Voxy, lançados em 2001, viram a quarta geração chegar ao mercado em janeiro de 2022. No ano fiscal de 2022, o Noah conquistou a oitava posição entre os veículos mais vendidos no Japão (excluindo veículos leves), registrando 73.134 unidades, enquanto o Voxy ficou em nono lugar, com 70.529 unidades comercializadas.

Foto: Reprodução/Internet

Comentários
Publicidade
blank