Tecnologia

Toyota diversifica rede de baterias em resposta à mudança global para veículos elétricos

A Toyota fechou um contrato com a LG Energy Solution para fornecer baterias de íon de lítio em seus veículos elétricos (VEs) fabricados na América do Norte a partir de 2025.

Toyota diversifica rede de baterias em resposta à mudança global para veículos elétricos

Tóquio, Japão — Em uma iniciativa significativa para fortalecer suas capacidades de fabricação de veículos elétricos (VEs), a Toyota está acelerando seus esforços para estabelecer uma nova rede de fornecimento de baterias para VEs, reduzindo sua dependência de recursos internos.

A gigante japonesa de automóveis anunciou na quinta-feira, 5 de outubro, que assinou um contrato importante com a LG Energy Solution, da Coreia do Sul, para fornecer baterias de íon de lítio, que alimentarão os VEs da Toyota programados para produção na América do Norte a partir de 2025.

Publicidade
blank

A LG Energy Solution investirá aproximadamente US$ 3 bilhões em sua instalação em Michigan para construir uma linha de produção de baterias de última geração dedicada exclusivamente ao fornecimento para a Toyota. A instalação deverá entrar em operação até 2025, com capacidade de produção anual de 20 gigawatt-horas, equivalente a aproximadamente 280.000 unidades do modelo bZ4X atual da Toyota.

A Toyota tem planos ambiciosos de aumentar as vendas globais de VEs para 1,5 milhão de unidades até 2026 e 3,5 milhões até 2030. Tendo vendido apenas 24.000 veículos elétricos em 2022, a empresa busca aumentar suas vendas em mais de 60 vezes até 2026.

Estabelecer uma rede estável de aquisição de baterias é essencial para sustentar esse ritmo acelerado de produção de VEs.

Tradicionalmente, a Toyota seguiu a estratégia de adquirir componentes-chave internamente, dentro de seu grupo, mas enfrentou desafios para atender suas demandas de baterias apenas por meio da produção interna.

A linha de produção de baterias da LG Energy Solution para a Toyota marca seu nono grande projeto de investimento na América do Norte.

Segundo a empresa sul-coreana, esse acordo com a Toyota representa o maior contrato de fornecimento de baterias em sua história, excluindo empreendimentos conjuntos.

Foto: Reprodução

Comentários
Publicidade
blank