Tóquio, Japão – A Samsung Electronics, a gigante tecnológica sul-coreana, divulgou planos para estabelecer uma unidade de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para semicondutores no Japão. As informações, inicialmente veiculadas pela emissora japonesa NHK, foram confirmadas por executivos da Samsung em uma reunião realizada na quinta-feira (18).
Na ocasião, os executivos da Samsung se encontraram com o primeiro-ministro Fumio Kishida, além de representantes de grandes fabricantes internacionais de chips. O objetivo da nova unidade, segundo os representantes da Samsung, é colaborar com empresas japonesas do setor de semicondutores que detêm uma parcela significativa do mercado global.
Fontes familiarizadas com a situação apontam Yokohama, na província de Kanagawa, como o provável local para o novo centro de P&D. A Samsung já possui um centro de pesquisa para eletrodomésticos na região.
A Samsung planeja investir cerca de 40 bilhões de ienes (US$ 290 milhões) na construção da nova instalação, segundo a Reuters. A gigante sul-coreana, no entanto, também planeja solicitar um subsídio do governo japonês para apoiar o projeto.
O Ministério da Indústria do Japão disse que considerará o fornecimento de assistência à Samsung, na forma de subsídio, assim que receber um pedido oficial da empresa.
O movimento da Samsung coincide com os esforços do Japão para manter seu papel fundamental no fornecimento de semicondutores avançados, em um momento de crescente rivalidade no setor entre Estados Unidos e China. O Japão busca reaquecer sua economia com uma posição estratégica nessa disputa global.
Foto: Reuters