Tokyo Electric Power Company Holdings Inc., que atende a área metropolitana de Tóquio, está prevendo uma queda na taxa de fornecimento de energia de reserva para o nível mais baixo de 3% em julho, devido ao calor extremo que pode afetar a região. Segundo a agência de notícias Kyodo News, isso será necessário para manter o serviço de energia estável.
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria espera que as concessionárias em outras áreas tenham reservas de fornecimento de energia acima de 3%, mesmo com condições climáticas severas.
Essa previsão é baseada nos planos de fornecimento de empresas de serviços de eletricidade, compilados após o desastre nuclear de 2011, que resultou no desligamento de muitos reatores nucleares e termelétricas antigas.
Embora a previsão seja de que a taxa de capacidade de reserva melhore para 3,9% em agosto na área de Tóquio, ainda é necessário que a população economize energia.
Desde 2015, o Japão evita uma grave escassez de energia reiniciando reatores térmicos ociosos e pedindo que o público em geral tome medidas de economia de energia.
No ano passado, em julho de 2022, o governo solicitou às famílias e empresas que economizassem energia para evitar uma crise.
Durante o inverno, o governo fez um novo pedido para a população ajustar melhor o aquecimento de suas casas e empresas e desligasse as luzes em ambientes que não estavam sendo usados.
O primeiro-ministro Fumio Kishida instruiu seu governo a acelerar os esforços para reiniciar os reatores nucleares que enfrentam rígidos padrões de segurança implementados após o desastre de 2011, para garantir um fornecimento estável de energia.
Foto: Freepik