Sociedade

Número de mulheres jovens cairá pela metade em 40% das cidades do Japão até 2050

Estudo prevê que mais de 40% dos municípios japoneses terão queda drástica na população feminina jovem até 2050.

Número de mulheres jovens cairá pela metade em 40% das cidades do Japão até 2050(Foto: Reprodução/Kyodo)
Visualizações

TÓQUIO, JAPÃO – Um estudo realizado por um painel de especialistas do setor privado revelou nesta quarta-feira que mais de 40% dos municípios japoneses verão provavelmente o número de suas jovens residentes diminuir em mais da metade nos próximos 30 anos até 2050, à medida que a população do país declina rapidamente.

O painel sobre estratégia populacional alertou que a acentuada queda no número de mulheres na faixa dos 20 aos 30 anos, considerada a geração central que gera filhos, em 744 municípios, sugere que essas localidades podem ser severamente impactadas.

Publicidade
blank

A projeção mais recente marca uma melhoria em relação a um estudo similar divulgado em 2014 pelo Conselho de Política do Japão, que estimava que 896 municípios, ou 49,8% do número total, veriam suas populações femininas jovens declinarem em mais da metade até 2040 em relação aos níveis de 2010.

Mas o painel ressaltou que o aumento de residentes estrangeiros levou à melhoria e alertou: “A tendência de queda na taxa de natalidade não mudou em nada”.

Ele instou as autoridades locais nos 744 municípios em questão e o governo central a adotarem medidas para aumentar a taxa de natalidade e evitar o êxodo de pessoas.

A projeção mais recente foi baseada em uma estimativa populacional por região divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisa da População e Segurança Social em dezembro.

Comentários
Publicidade
blank