Sociedade

Nova lei obriga uso de capacete por ciclistas no Japão, entenda

Como não há previsão de penalidades na nova lei, muitos não concordam e disseram que não seguirão a lei do uso do capacete.

Nova lei obriga uso de capacete por ciclistas no Japão, entenda
Visualizações

A partir deste sábado (1), tornou-se obrigatório o uso de capacete por ciclistas de todas as idades em todo o território japonês, de acordo com a revisão da Lei de Trânsito.

A mudança vem após estatísticas alarmantes, que mostram que apenas 4,1% das pessoas que morreram enquanto andavam de bicicleta no ano passado usavam capacete.

Publicidade
blank

Apesar de não haver penalidades para quem pedalar sem a proteção do equipamento, muitos ciclistas já estão se adaptando à nova norma e comprando seus próprios capacetes. Lojas de bicicleta em todo o país relatara aumento significativo nas vendas desde a implementação da lei.

Empresas de entregas de alimentos por bicicleta, como a Uber Eats Japan Inc., estão incentivando seus funcionários a usar capacetes. A empresa criou um programa em que entregadores que tirarem selfies usando capacete durante as entregas pelo menos uma vez por semana receberão 3.500 ienes quando postarem fotos por cinco semanas consecutivas.

Apesar de alguns ciclistas estarem relutantes em seguir a nova determinação, a polícia reforça a importância do uso do capacete para evitar lesões graves na cabeça em caso de acidentes.

Alguns especialistas em ciclismo, como Chad Feyen, co-fundador do grupo Cycling Embassy of Japan, defendem que seja feito um investimento em infraestrutura para ciclistas, assim como ocorre em países europeus onde o ciclismo é amplamente difundido.

O chefe da seção de trânsito da Delegacia de Polícia de Yotsuya, Akira Takagiwa, alerta que “as chances de morrer por bater a cabeça são muito altas e é perigoso. Quero que todos, crianças e adultos, usem capacetes”.

Foto: Freepik

Comentários
Publicidade
blank