Quioto, Japão – O ideograma que simbolizará o ano de 2023 foi revelado nesta terça-feira (12), sendo escolhido, entre milhares de sugestões, o caractere 税, que significa “Imposto”, conforme anunciado pela NHK.
A seleção do ideograma é conduzida pela Associação Japonesa de Testes de Proficiência em Kanji, que solicita ao público caracteres que representem as condições sociais do ano.
Segundo a tradição, o anúncio ocorreu no Templo Kiyomizudera, na cidade de Quioto, durante a tarde, precisamente às 14h. O sacerdote-chefe de Kiyomizu-dera, Mori Kiyonori, utilizou um pincel grande produzido em Kumano, na província de Hiroshima, para inscrever o ideograma em um pedaço de papel washi, medindo 150 cm de altura por 130 cm de largura.
A escolha do termo “imposto” reflete as discussões sobre as mudanças nos sistemas relacionados às taxas, incluindo o sistema de faturas. O ano de 2023 também foi marcado por debates sobre a redução do imposto sobre rendimentos e o aumento de outros encargos fiscais.
O ideograma “Zei” recebeu 5.976 votos, dos 147.878 votos registrados. Em segundo lugar, com uma diferença de apenas 405 votos, ficou “sho” (暑), referindo-se ao calor recorde que o país enfrentou neste verão.
Foto: Reprodução/NHK