Autoridades da saúde da Indonésia estão esperançosas com a chegada da Qdenga, uma vacina japonesa contra dengue, que em breve será comercializada no país para combater a doença endêmica transmitida pelo mosquito aedes.
A vacina, produzida pela Takeda Pharmaceutical, poderá ser administrada a uma faixa mais ampla de pessoas, aumentando a esperança das autoridades de que ela seja uma vacina poderosa para prevenir a dengue, uma vez que não há tratamento específico para a doença.
Cerca de 400 milhões de pessoas são infectadas pelo mosquito aedes anualmente em todo o mundo, com sintomas que variam de leves a graves, incluindo febre alta e fortes dores de cabeça, que em alguns casos levam a complicações e até mesmo à morte.
A Qdenga é uma vacina viva que usa um vírus com toxicidade enfraquecida e é eficaz contra todos os 4 tipos de vírus da dengue. Ensaios clínicos internacionais envolvendo cerca de 20 mil pacientes mostraram que a vacina foi 61% eficaz em prevenir a incidência da doença e 84% em evitar a doença grave que leva à hospitalização.
Aprovada em agosto passado na Indonésia, a Qdenga será comercializada pela primeira vez entre países endêmicos. A vacina também foi aprovada na União Europeia e no Brasil, e deve ser comercializada em todo o globo, incluindo no Japão, com a Takeda fornecendo 50 milhões de doses por ano no mundo.
A vacina desenvolvida pela grande farmacêutica francesa Sanofi em 2015 não foi amplamente usada devido a casos de piora dos sintomas em crianças inoculadas sem exposição anterior à dengue sido infectadas posteriormente. Por outro lado, a Qdenga não causa reações adversas graves e pode ser administrada independentemente de exposição anterior.
Foto: Envato Elements