Saúde

Medicamento Wegovy para obesidade terá cobertura do “shakai hoken” e outros seguros públicos no Japão

O preço do medicamento Wegovy para obesidade varia de 1.876 a 10.740 ienes por dose, dependendo da quantidade

blank
Visualizações

Tóquio, Japão – O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão anunciou que a partir de 22 de novembro, o medicamento Wegovy, indicado para tratamento da obesidade, será incluído na cobertura do “shakai hoken” e de outros seguros de saúde públicos.

Esta decisão, aprovada pelo Conselho Central de Seguros Sociais e Medicina, representa a introdução de um novo tratamento para obesidade após aproximadamente 30 anos, ampliando as opções disponíveis.

Publicidade
blank

Desenvolvido pela renomada empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk Pharma, o Wegovy, aprovado em março deste ano, é administrado por meio de injeções semanais no abdômen. O custo do medicamento varia de 1.876 a 10.740 ienes por dose, dependendo da quantidade.

É importante observar que o Wegovy não é destinado a pessoas obesas em geral, mas sim àquelas diagnosticadas com tipos graves de obesidade, acompanhadas de condições como hipertensão, dislipidemia ou diabetes tipo 2, e que não obtiveram sucesso com dieta e exercícios.

O uso do medicamento é restrito a indivíduos com um índice de massa corporal (IMC) de 35 ou mais, ou de 27 ou mais, desde que apresentem algum distúrbio de mobilidade.

Especialistas, incluindo Kotaro Yokote, presidente da Sociedade Japonesa de Obesidade e professor da Universidade de Chiba, alertam para o uso inadequado do Wegovy, destacando riscos como hipoglicemia se utilizado por pessoas não elegíveis.

A Associação Médica do Japão expressou preocupações significativas, citando experiências anteriores com medicamentos similares para diabetes, que foram utilizados indevidamente para fins estéticos e de emagrecimento.

Foto: Reprodução

Comentários
Publicidade
blank