Polícia

Aumento de golpes telefônicos internacionais preocupa no Japão, advertem autoridades

Essas fraudes geralmente incluem estratégias como cobranças falsas e alegações de infecções por vírus em computadores.

blank
Visualizações

Tóquio, Japão — Em um preocupante desenvolvimento, golpes telefônicos supostamente originários do exterior, utilizando códigos de diferentes países, registraram um aumento significativo no Japão ao longo do ano passado, conforme reportado pelo jornal Sankei neste domingo (14).

Segundo as análises da polícia japonesa sobre os números de telefone associados a golpes realizados entre janeiro e novembro do ano passado, as chamadas internacionais experimentaram um aumento drástico, superando as ligações iniciadas com “050” (números de telefone IP utilizados na Internet).

Publicidade
blank

No primeiro semestre de 2023, a polícia registrava menos de 500 casos por mês. No entanto, a partir de julho, observou-se um aumento expressivo, atingindo quase 3.000 casos em novembro.

Os números mais frequentemente usados pelos golpistas eram provenientes dos Estados Unidos e Canadá (código internacional +1), representando 70% das ligações, seguidos por países como Reino Unido (código +44), Noruega (+47) e Suécia (+46).

Apesar disso, especialistas levantam a possibilidade de que as chamadas, na realidade, não tenham origem no exterior. Grupos de fraudadores podem estar adquirindo esses números por meio de aplicativos e utilizá-los para efetuar chamadas diretamente do Japão ou de outros locais.

A dificuldade em regulamentar esses números internacionais levou as autoridades policiais japonesas a emitir alertas à população, orientando para serem cautelosos com chamadas suspeitas originárias do exterior.

Anteriormente, os golpistas costumavam utilizar principalmente celulares alugados, migrando posteriormente para telefones IP.

No entanto, o Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão implementou novas regulamentações para a obtenção de números de telefone IP, o que pode ter influenciado o aumento do uso de números internacionais.

Esses golpes geralmente envolvem táticas como cobranças fraudulentas e alegações de infecções por vírus em computadores ou smartphones, visando induzir as vítimas a ligar para um número fornecido e, eventualmente, enganá-las a realizar pagamentos por reparos fictícios.

Diante desse cenário, a polícia japonesa está divulgando os serviços oferecidos por empresas de telecomunicações que bloqueiam chamadas internacionais.

Além disso, aconselham o público a adotar uma postura cautelosa em relação a ligações suspeitas, recomendando que não atendam caso não haja uma razão válida para receber tais chamadas.

Foto: Reprodução/Nikkei

Comentários
Publicidade
blank