Japão

Trítio permanece abaixo do nível detectável em águas ao largo de Fukushima

Água do mar de Fukushima continua segura, com trítio abaixo dos limites detectáveis

Trítio permanece abaixo do nível detectável em águas ao largo de Fukushima
Visualizações

Fukushima, Japão O Ministério do Meio Ambiente do Japão divulgou na última segunda-feira os resultados da sua quinta pesquisa semanal de amostras de água, revelando que os níveis de trítio na água do mar ao largo da usina nuclear danificada Fukushima 1 continuam abaixo do limite detectável.

Desde o início da liberação de água tratada e diluída da usina para o oceano pela Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) em 24 de agosto, funcionários do ministério têm conduzido pesquisas para monitorar os níveis de trítio na região.

Publicidade
blank

As amostras para a pesquisa mais recente foram coletadas na última terça-feira em 11 pontos ao longo da costa da província de Fukushima. Esses pontos incluíram locais próximos à saída de descarga de água e áreas a uma distância que chega a quase 50 quilômetros da usina.

O Ministério do Meio Ambiente informou que a concentração de trítio em todos os pontos amostrados estava abaixo do nível mínimo detectável de 10 bequereis por litro.

Os resultados dessa quinta pesquisa consecutiva confirmam que o trítio na água do mar tem se mantido abaixo do limite detectável desde o início do processo de liberação controlada.

O ministério anunciou que continuará a monitorar os níveis de trítio na área, mantendo a frequência de uma vez por semana por enquanto. Os resultados das pesquisas serão disponibilizados ao público através do site do ministério e nas redes sociais.

Foto: Reprodução/NHK

Comentários
Publicidade
blank