As olimpíadas Escolares 2022, realizada pelo Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu e organizado pelo Centro Educacional Sorriso de Criança (CESC) e pela Cavom (liga de vôlei de Shiga) demonstrou o reinício dos eventos para a comunidade brasileira no Japão.
As competições aconteceram no último fim de semana no Ecopa, em Fukuroi, Shizuoka. Com a participação de escolas das províncias de Aichi, Gifu, Shiga, Gunma, Ibaraki e Saitama, mais de 600 alunos participaram das competições de futebol, volêi, atletismo, salto em distância, xadrez e tênis de mesa.
A cerimonia de abertura contou com a presença de autoridades locais, como os prefeitos das cidades Fukuroi e de Kosai. O cônsul do Brasil em Hamamatsu Aldemo Garcia, fez a abertura oficial e homenageou o ex-primeiro ministro Shinzo Abe com um minuto de silêncio.
“Foi um evento brilhante que contou com a presença do prefeito de Fukuroi, do prefeito de Kosai e do representante do governo de Shizuoka. Tivemos apoiadores importantes e estrela do esporte”, disse Aldemo.

Convidados ilustres como o ex-jogador da seleção japonesa de futebol, Ruy Ramos, o lutador de jiu-jítsu e MMA (lutas marciais mistas) e Roberto Satoshi de Souza.
Com apoio da Unicv – Centro Universitário Cidade Verde, as Olimpíadas escolares de 2022 contou com a presença do campeão panamericano de tênis de mesa, Hugo Hoyama, que abrilhantou ainda mais o evento.
Para Hugo, eventos como este incentivam os jovens a ingressarem no esporte e sonharem com um futuro brilhante.

“Com certeza é um evento de grande importância para os jovens e para o esporte, dá outra visão do tênis de mesa para a garotada e estimula o interesse deles”, declarou Hoyama.
Durante todo o dia, apoiadores e patrocinadores do evento, incluindo a UNICV – Centro Universitário Cidade Verde, distribuíram brindes aos visitantes, que também participaram de um sorteio de 19 bolas de futebol autografadas por Zico. O convidado Ruy Ramos foi o responsável em realizar o sorteio e entregar as bolas aos sortudos do dia.
Quem passou pelo Ecopa pode saborear também a comida brasileira, argentina e peruana com os food-trucks que formaram a entrada do local em uma praça de alimentação. Teve de tudo, desde feijão tropeiro, pasteis, espetinhos e açaí.
Segundo o Aldemo Garcia, devido ao grande sucesso e adesão de apoiadores o evento deve se repetir no ano que vem.
“Já estamos planejando o do próximo ano, com mais modalidades e mais convidados”, finalizou.